A importância de william harvey
William Harvey (1578 - 1657)
Nesse segundo episódio abordamos as descobertas de William Harvey e o quanto isso significa, até os dias atuais, uma REVOLUÇÃO. Para compreender o contexto das descobertas de Harvey é preciso voltar no tempo até a época do Antigo Egito, Grécia Antiga e Roma. Esses três períodos foram fundamentais para que algumas ideias fossem difundidas até o séc XVII.
o que sabíamos antes de harvey?
No período do Antigo Egito, o conceito do coração era definido como sendo um elemento central de um sistema, além de ser primordial para uma rede de canais interligados que eram distribuídos por todo o corpo, responsáveis não só pelo transporte de sangue, como também pelo transporte de fezes, sêmen, espíritos malignos e benignos e até mesmo a própria alma circulava por essa rede. Além disso
os egípcios tinham o conhecimento de que o pulso periférico era oriundo do batimento cardíaco e também das relações entre problemas cardíacos com as alterações no pulso. Além disso, eles correlacionaram a circulação do corpo e o ar que respiramos. Já na Grécia antiga, Aristóteles introduziu a ideia de que a respiração continha apenas ar, mas que ainda assim, a função do ar era de resfriar o coração. Por outro lado, surgiram na escola de Hipócrates (Escola de cós), as idéias de que os pulmões estavam interligados ao coração e de que o coração nutria a si próprio. Hipócrates defendia que o funcionamento do corpo se baseava nos quatro humores (Bille negra, Bille amarela, Sangue e a Fleuma) e em três órgãos principais (Fígado, Coração e o Cérebro). Além desses dois períodos importantes, surgiu em Roma outro grande nome, Galeno. Nas suas observações, Galeno destacou dois tipos de sangue, um chamado de fluído vegetal (Cor azulada) e outro denominado de fluído vital (Cor escarlate). Além disso, ele foi um dos maiores defensores das ideias de Hipócrates.
HARVEY E O SISTEMA CIRCULATÓRIO
Em 1578 nascia um dos médicos que revolucionaria o conhecimento do corpo humano, William Harvey. Mesmo sendo um homem baixo e pouco imponente fisicamente, seus olhos escuros e intensos, assim como seus cabelos negros, certamente causavam uma impressão formidável. Natural de Londres, Harvey aos 16 anos entrou no Gonville and Caius College, onde começou a ter noções de anatomia. Logo depois ingressou na Universidade de Pádua, onde nesse mesmo período Galileu lecionava. Após a conclusão do seu curso de medicina, o jovem médico foi trabalhar em um dos mais tradicionais hospitais de Londres, Saint Bartholomew. Harvey tinha um olhar detalhista e minucioso, o que fazia questionar pequenas discrepâncias em órgãos que divergiam dos estudos de Galeno. Essa é apenas uma parte da história do pai da fisiologia. Ficou curioso para saber mais sobre sua trajetória? Sobre como ele superou o grande paradigma que eram as ideias de Galeno e mudou completamente o rumo da fisiologia? Venha com a gente ouvir esse magnífico episódio histórico e descubra como tudo aconteceu.
Acesse esse episódio clicando na sua plataforma favorita: Spotify, Google PodCasts, Anchor ou Youtube
Equipe Integrativa
Deseja entrar em contato conosco para apresentar uma sugestão ou correção? Envie um e-mail para integrativaufam@gmail.com